Grande destaque do cenário sertanejo, Lauana Prado é certamente uma estrela em rápida ascensão. Com uma bagagem que já carrega duas indicações ao prêmio Latin Grammy Awards, a cantora já acumula mais de 3 milhões de inscritos no YouTube e mais de 3,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Em entrevista, ela nos contou um pouco sobre seu início da música, novos projetos e planos para este ano.

 

Nascida em Goiânia, ainda na infância mudou-se para Tocantins, lugar com forte influência da música sertaneja. Lauana diz que começou a tocar um pouco de violão quando tinha por volta de 12 anos. “Comecei muito na curiosidade de saber dominar o instrumento, pois desde criança sou muito curiosa. Ao longo da minha infância, que fui tendo a oportunidade de experimentar alguma coisa da arte e da cultura, fui aprofundando minha vontade de aprender. Comecei com o teclado e depois passei para o violão. É muito incrível como tomou conta da minha vida. Eu passava horas ali em cima do violão debruçada porque eu queria aprender e eu não tinha professor na época. Foi uma relação muito intensa e muito íntima também”, relembra ela.

  Trabalhos e indicações ao Latin Grammy 

O primeiro trabalho de grande destaque da cantora foi o DVD “De Verdade”, em 2019, quando emplacou o hit “Cobaia”, que inclusive a fez entrar no Top 100 Global do YouTube, que elenca os mais ouvidos do ano mundialmente. No mesmo ano fez sucesso também com “Melhor Saída” e “Você Humilha”, do mesmo projeto. Já o segundo DVD da carreira, “Livre”, teve indicação ao Latin Grammy Awards como “Melhor Álbum de Música Sertaneja”. Esse feito se repetiu em 2022, quando ela foi indicada na mesma categoria, dessa vez com “Natural”. “A indicação do Grammy é sempre muito emocionante, não importa a circunstância que estamos vivendo, quando aquela ligação chega e a lista de indicados sai, é realmente muito emocionante e incrível a sensação. Apesar de eu já ter vivido isso com o ‘Livre’, dessa vez com ‘Natural’ também foi extremamente emocionante. Acho que eu nunca vou me acostumar. Se Deus quiser ainda virão outras e, tenho pra mim que, dentro da minha experiência emocional, nunca vai ser fácil acostumar com uma notícia tão incrível, porque é muito grandioso, é um prêmio realmente que todo artista quer ter a oportunidade de concorrer”, diz ela sobre a indicação.

  “Ao Vivo em Brasília”

Gravado em novembro do ano passado, o DVD “Ao Vivo em Brasília” é o foco de Luana neste início de 2023, que começou já com o lançamento de uma das músicas integrantes do projeto. “Tanto Faz”, uma parceria com Xanddy Avião, foi a escolhida para dar o pontapé inicial do novo registro audiovisual da cantora. Ela falou um pouco sobre como foi o trabalho de produção do novo DVD. “Cada gravação tem a sua peculiaridade, é como se fosse um filho mesmo, cada um tem seu jeitinho, sua feição. E o DVD em Brasília foi muito rápido na hora de gravar. Trabalhamos nele praticamente o ano inteiro e na hora de executar foi tudo tão rápido, que eu vivi cada minuto e quando dei por mim já estava acabando. O momento mais divertido foi quando estávamos no meio do show, ainda não tinha ideia que estava pra acabar, mas estava uma energia tão grande ali, logo depois da participação do Xanddy, que eu senti algo muito incrível, uma energia incrível”, relembra Lauana.

O DVD, que reúne 18 faixas inéditas, possui um repertório diverso e contou com diversas participações. Além de Xanddy, outros artistas se juntaram à cantora no palco, como Guilherme & Benuto, Sorriso Maroto e Diego & Victor Hugo. Sobre essas parcerias, Lauana afirma que foram escolhas baseadas em conexões reais e honestas. “São pessoas que fizeram de alguma forma parte da minha vida. Tê-los ali foi selar de fato as nossas histórias que já se conversavam durante todo esse tempo que convivemos no cenário musical”, explica ela.

  Planos

Além do lançamento e divulgação do DVD “Ao Vivo em Brasília”, Lauana conta que também está nos planos a aguardada continuação do álbum “Raíz”. “Nosso ano já está bem traçado, recheado de lançamentos. Muitos projetos, muitos planejamentos seguindo, muita música boa para entregar para as pessoas e com certeza com muitas surpresas boas pelo caminho”, finaliza ela.