Gabriela Barreto

A força do tweed é inquestionável. Depois de marcar o legado de Coco Chanel como um dos tecidos preferidos da estilista, o artigo transitou entre décadas sempre se reinventando e mostrando sua versatilidade. Agora, o tecido chega ao inverno propondo criações com um charme retrô verdadeiramente inspirador.

  História

Historicamente, tweed é um tecido de lã produzido originalmente na Escócia e era chamado de “tweel” pelos escoceses. No entanto, algum tempo depois foi incorretamente transcrito como “tweed” por um comerciante inglês e foi assim que ficou conhecido. Se nos anos 1950 o tailleur feito de tweed era a grande sensação promovida por Chanel – e ainda pode ser considerado como uma peça-chave chique para o inverno – agora o material propõe modelagens contemporâneas.

  Como usar

O tweed apareceu nessa temporada com uma releitura mais moderna e descontraída, trazendo uma mistura de cores e, em peças tradicionais, como o blazer, ele trouxe modelagens mais amplas e over. Os conjuntos em tweed ainda prometem ser sensação, assim como os antigos modelos da Chanel. Casacos com ombros com ombreiras em tweed, vestidos curtos, conjuntos de saias e blusas, estilo anos 80 e 90, são peças que já estão bombando nessa temporada. Combinar uma peça de tweed, com outra básica, te deixará com um dos looks mais perfeitos do inverno.

  Dicas

– Use e abuse do uso do tweed em festas juninas, pois ele é super bem-vindo nessas ocasiões, trazendo ao look um ar mais elegante
– Aposte em modelos mais atuais que tenham essa releitura do tecido, como um blazer alongado
– Invista em looks básicos com o tweed, como uma t-shirt, um jeans e um tênis combinado a um belo casaco de tweed.