Uma alimentação saudável, realizada em horários regulares, é fundamental para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais para a sua recuperação.
Cada paciente tem necessidades específicas para ingestão de calorias e demais nutrientes, sendo que isso irá depender também da idade, presença de outras doenças, exames laboratoriais, atividade física, etc. Para a definição das porções (quantidade) dos alimentos adequadas a você, procure um Nutricionista, pois ele irá dar todas as orientações.
Os nutrientes têm um papel importante no nosso sistema de defesa e combate às infecções, principalmente algumas vitaminas e minerais como vitaminas A, C, E, D, B6, zinco, selênio, dentre outros.
Vitamina A: Ajuda a melhorar a nossa imunidade. Procure consumi-la a partir de fontes alimentares, como leite integral, ovos, peixes, batata doce e vegetais de cor amarelo alaranjados, como abóbora e cenoura.
Vitamina C: Fortalece nosso sistema de defesa e está presente de forma natural nas verduras cruas e frutas, como mexerica, caju, goiaba, acerola, laranja e limão.
Vitamina D: Além de atuar na saúde dos ossos, é muito importante para o nosso sistema imunológico. As principais fontes alimentares são: peixes, gema de ovo, leite e derivados. A exposição solar é uma maneira eficiente de fazer com que o nosso corpo sintetize a Vitamina D.
Zinco: É um mineral que pode ser encontrado nas carnes, peixes, frango, grãos integrais e feijões e atua na linha de frente do combate às infecções e melhora do paladar.
Selênio: O selênio pode ser facilmente obtido com o consumo de uma unidade de castanha-do-pará por dia. Essa quantidade diária fornece 100% do selênio que você precisa.
Vitamina B6: A deficiência desta vitamina prejudica a função imunológica por reduzir principalmente a produção de anticorpos. A vitamina B6 pode ser encontrada em peixes, ovos, laticínios e cereais integrais.