A alegria da dopamina
Tendência sugere que se vestir da forma mais colorida possível é uma técnica infalível para aumentar nossa felicidade
Depois de todo esse momento de reclusão, 2022 veio cheio de esperança e positividade, afinal, o mundo todo está precisando de um up com muita dopamina. Como já sabemos, a moda anda lado a lado com os acontecimentos globais e em tudo influenciamos e somos influenciados pelo momento em que vivemos. A necessidade de sentimentos positivos se refletiu nitidamente nas tendências e durante os últimos desfiles pudemos observar looks mais coloridos do que nunca, muito brilho, estampas e um sentimento de alegria no geral, e isso que trouxe o termo dopamine dressing para tendência do ano.
Então para não esquecer: o Outono/Inverno 2022 chega repleto de: xadrez, animal print, ombros marcados, peças confortáveis, mix de texturas e charme. Eu acredito na moda livre, em peças com conforto e elegância. Uma roupa super versátil, por exemplo: uma peça que você pode usar com cinto ou não, com jaqueta, colete ou blazer. Eu entendo que já está estabelecido que ninguém escapa do domínio que o conforto impôs na moda. Nós mulheres contemporâneas e bem resolvidas queremos peças cheias de estilo, macias, soltas e que elevem o nosso bem-estar. Esse é o conceito da Merak by Val Dantas: conforto absoluto!
Dopamine dressing
Bom, vamos começar pela teoria. Para isso temos como conceito principal a dopamina, que é um neurotransmissor responsável por provocar sensações de prazer e felicidade. E a tendência do dopamine dressing sugere que nos vestir da forma mais colorida possível é uma técnica infalível para aumentar nossa felicidade.
Vamos um pouquinho mais a fundo. Por que usamos preto em situações de luto e branco para uma noiva? O preto nos transmite seriedade, respeito, solidão e luto. Já o branco nos trasmite paz, serenidade e pureza. Tudo isso nos leva a analisar o quanto as cores podem impactar o nosso dia a dia e por isso vamos pensar: a paleta que vestimos pode realmente ter um impacto no nosso humor? Se sim, será que isso não é algo que deveríamos pensar quando nos vestimos todas as manhãs? Assim, a tendência é baseada na teoria de que escolher certas roupas pode te deixar feliz e elevar seu humor.
Como usar
O mais legal dessa tendência é que não há regras ou forma certa de usar. Como o intuito é nos fornecer bons sentimentos e liberar dopamina em nosso corpo, você pode – e deve – usar aquilo que mais gosta e fazer as combinações mais malucas e ousadas possíveis, tanto de cores como de brilho e isso nos leva a lembrar dos anos 80, a década disco. E não é só de combinações ousadas de cores saturadas que é feita essa trend, já que os looks monocromáticos também têm seu lugar.
Estudos apontam que os atributos que vinculamos às roupas são super poderosos. Quando vestimos essas peças e as associamos com sentimentos positivos, elas têm o poder de mudar a maneira como nos sentimos e até mesmo a maneira como agimos. É claro que esses sentimentos são subjetivos e milhões de pessoas podem associar um look all black com felicidade. Tudo isso é uma questão de estilo e não há nada de errado em ser feliz usando um look caí na tinta black, ate porque o que vale é se sentir bem e sair por aí distribuindo espontaneidade e autenticidade no que desejamos vestir. Aproveite essa tendência para se divertir com as cores e criar combinações únicas e cheias de estilo!
Dicas
– Vale começar apostando em algum acessório que tenha a sua cor favorita e usá-lo como um ponto colorido em um look neutro e sóbrio, caso você seja fã do estilo clássico, por exemplo
– Para usar brilho de dia nessa tendência total dopamina, o truque é misturar uma peça brilhosa com uma bem mais simples e casual
– Se divirta na sua produção e traga para o seu look peças que te façam feliz!