Um dia para comer à vontade ajuda ou atrapalha?
Para iniciar o assunto vamos colocar o significado da palavra lixo: qualquer material sem valor ou utilidade, ou detrito oriundo de trabalhos domésticos, industriais, etc. Você já comeu lixo alguma vez? Como você acha que deve ser comer lixo?
Alguns alimentos podem não ser saudáveis para o nosso organismo e para a nossa saúde, por serem calóricos e ricos em gorduras, açúcares, sódio, carboidratos refinados e aditivos químicos (corantes e conservantes). Mesmo assim não são denominados “lixos”.
Qual o intuito de ter um dia do “lixo” na sua alimentação?
Um dia programado para você exagerar e encher o seu organismo de alimentos industrializados e ultra processados, definidos por quem os consomem como “lixos”. Esses exageros, além de proporcionarem um aumento de peso e de gordura corporal, podem ocasionar obesidade, ansiedade e distúrbios alimentares. O que você consome reflete no seu corpo e no funcionamento do seu organismo. Você é o resultado do que você come, como diria Hipócrates, “faça do seu alimento o seu medicamento.”
Mantenha o foco na reeducação alimentar
Reeducação alimentar é você se permitir consumir o que tem vontade em uma refeição de uma a duas vezes na semana, se permitir ir a um aniversário, confraternização ou a um casamento e comer aquele salgado, doce ou bolo delicioso naquele momento. Não trate o seu corpo e o que você ingere como um “lixo”, restringindo alimentos seis dias na semana e se empanturrando um dia na semana, pois fazendo isso, você estará sobrecarregando o seu organismo com alimentos calóricos, ultra processados e inflamatórios e prejudicando a sua saúde.
Dicas da Nutri para você não colocar tudo a perder aos finais de semana, feriados e festas
– Mantenha o foco na redução alimentar;
– Não pule refeições e mantenha seus horários parecidos com a rotina semanal;
– Abusou em alguma refeição ou foi em um aniversário, casamento ou confraternização? Lembre-se que o dia não está perdido, retome o foco nas próximas refeições, consumindo alimentos saudáveis;
– Consuma água ao longo do dia, no intervalo das refeições;
– Consuma frutas variadas com a casca e o bagaço;
– Consuma verduras e legumes variados, pois quanto mais coloridos, mais variedades de nutrientes (vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras);
– Faça uma atividade física que você goste e se sinta bem.