Bruna Viola

Bruna Viola, nome artístico de Bruna Villas Bôas Kamphorst, nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, no dia 25 de maio de 1993. Entusiasta e representante jovem do sertanejo raiz, ela já ganhou um Grammy e em 2022 estará nas telas de cinema como protagonista do filme “Sistema Bruto”.

  A história com a música

Cantora, compositora e violeira, Bruna possui mais de um milhão de seguidores no Instagram e, no YouTube, mais de 1,5 milhões de views apenas no clipe “Se você voltar”, que tem a participação da dupla César Menotti & Fabiano. Sua história com a música já é antiga, visto que com apenas 10 anos ela ganhou sua primeira viola e logo estava participando de encontros de violeiros, para tocar modas tradicionais do sertanejo raiz. Aliás, a paixão pela viola é tão grande que inclusive o nome artístico foi ditado pelo instrumento, cuja destreza ao tocá-lo lhe rendeu elogios de nomes de destaque como Inezita Barroso, Almir Sater e outros ícones da música brasileira.

  Primeiros trabalho

Sua primeira apresentação pública aconteceu numa feira agropecuária e, em 2009, ela recebeu o convite do diretor Rogério Gomes para participar de uma cena da novela Paraíso, da Rede Globo, na qual ela cantou a música “Moradia” de Tião Carreiro. Já em 2011 lançou seu primeiro CD, “Resgatando Raízes”, somente com modas de viola, e no ano seguinte “Só Pra Ficar na Moda”, trabalho no qual aderiu ao estilo sertanejo universitário.

 

Foi exatamente neste momento da vida em que ela decidiu realmente viver da música, já que nessa época ela fazia faculdade de Medicina Veterinária. “Foi algo que foi acontecendo naturalmente, mas teve um momento da minha vida em que tive que decidir se ficaria trabalhando na música mesmo e viveria dela. Foi quando eu entrei pra faculdade de Medicina Veterinária, e é um curso de tempo integral, você precisa estudar muito e depois em casa tem que virar as madrugadas estudando, precisa se dedicar muito. E a música ela é ciumenta, ela quer você só pra ela. Quando eu entrei pra faculdade eu já trabalhava muito e fazia muitos shows pelo Mato Grosso, Rondônia, Goiás, então não estava conseguindo conciliar. Tinha que levar os livros pra estudar na estrada, a equipe me buscava na faculdade e me devolvia segunda ou terça direto na faculdade, voltando dos shows. Estava muito puxado pra mim e aí foi o momento em que tive que fazer a escolha entre as duas paixões da minha vida, e escolhi a música. Eu já trabalhava, já tinha conquistado bastante coisas, e foi uma decisão difícil porque são duas paixões pra mim. É uma profissão que eu admiro muito, a de médico veterinário, mas eu sou super feliz por seguir na música”, conta Bruna.

 

Bruna viu sua carreira artística ganhar novos horizontes a partir do lançamento do álbum “Sem Fronteiras”, em 2015, seu primeiro trabalho na gravadora Universal Music, e que rendeu os hits “Se você voltar” e “Espero mais”. No ano seguinte foi a vez do lançamento do clipe da música “Você Não Sabe (Quero Ver)”, uma amostra de seu primeiro DVD gravado ao vivo no Villa Country, em São Paulo, e que contou com a participação de César Menotti e Fabiano na música “Se Você Voltar”. Aliás, o mesmo álbum, “Melodias do Sertão”, foi vencedor da 18ª edição do Grammy Latino, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ela levou o prêmio na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras.

“Melhor lembrança que eu tenho da minha infância é quando eu sentava pra escutar meus avós tocar e cantar, e minha maior saudade também”

“… a música representa muito não só pra mim, mas ela dá uma força gigantesca para todas as mulheres”

  Mulher do Agro

Bruna Viola se prepara para em breve lançar a nova música de trabalho, intitulada “Bença”. “O que posso adiantar da próxima música é que ela vai emocionar muito gente, juntamente com o clipe, que tá extraordinário e muito emocionante”, diz. A canção será a primeira depois de “Mulher do Agro”, cujo tema central está na força da mulher. “’Mulher do Agro’ é uma música que veio como um presente pra mim, e sem dúvida nenhuma para todas as mulheres que têm muita garra, força, determinação e correm atrás daquilo que elas sonham e almejam. Apesar da música falar da mulher no agro, que ela planta, ela colhe, e conquistou tudo aquilo devido ao seu esforço, isso se resume a todas as mulheres de todas as profissões. Então a música representa muito não só pra mim, mas ela dá uma força gigantesca para todas as mulheres”, explica Bruna.

  “Sistema Bruto”

A música, inclusive, fará parte da trilha sonora do filme “Sistema Bruto”, no qual Bruna será protagonista. A produção, que segundo o diretor Gui Pereira, foi escrita pensando nela, chegará às telas dos cinemas em 2022. O longa é descrito como uma comédia de ação que tem como fio condutor a história de duas amigas que frequentam as mais badaladas festas sertanejas do interior e também são apaixonadas por velocidade e adrenalina. “O filme foi um desafio que apareceu na minha vida. Eu nunca tinha atuado antes, já participei de novelas da Globo, mas as minhas participações sempre foram tocando viola e cantando. Foi uma experiência incrível e tomei muito gosto por atuar, aprendi muito, tive a oportunidade de conviver um mês inteiro de gravações com atores e atrizes maravilhosos, que me ajudaram muito. O diretor do filme foi incrível comigo também, com muita paciência e recebi bastante elogios da equipe de filmagem. Dizem eles que eu estava me saindo muito bem. Estou muito ansiosa para ver o resultado quando sair o filme, e espero que agrade o público também e que seja o primeiro de muitos, porque eu adorei atuar”, conta ela.
Para finalizar, Bruna falou sobre a possibilidade de fazer um show em nossa região. “Se Deus quiser a violeira vai fazer um showzão aí na região de Sorocaba. Estou ansiosa para a agenda voltar ao normal de verdade e os eventos aconteceram sem restrições. Com certeza tenho um público muito bacana aí na região de Sorocaba, e se Deus quiser vou fazer um show por aí”, finaliza Bruna.