Boituvense lança seu primeiro livro
Depois de “A Fazenda Feliz”, Vinícius está focado escrevendo o próximo lançamento

Vinícius Miguel Correa Soares, 11 anos, é boituvense, sempre foi apaixonado pelo mundo da leitura e criação e, na pandemia, decidiu escrever seu primeiro livro. Ele é filho de Luciane Correa Soares e Geraldo Miguel Soares, e sua mãe conta como as palavras sempre fizeram parte da rotina dele, até a ideia de ter um livro. “Desde bem pequeno ele sempre gostou de ler e logo que ingressou no primeiro ano do Ensino Fundamental, ele pegava as histórias e mudava os nomes, mudava um pouco a história, criava um novo final. Com o início da pandemia ele falou que ia escrever um livro e nós incentivamos, mas não pensamos que ele iria finalizar tão rápido”, afirma Luciane.

  Primeiro livro

Para Vinícius, lançar seu primeiro livro é motivo de muita alegria. “Sempre gostei de escrever e na pandemia usei isso como algo produtivo e assim escrevi meu primeiro livro. ‘A Fazenda Feliz’ conta sobre a vida na fazenda, com o objetivo de incentivar a leitura, principalmente das crianças. Me sinto muito feliz em ver meu livro bonito aqui, em mãos”, diz.

  Processo de criação e publicação

Quando o assunto é criação, Vinícius garante que Mauricio de Sousa é sua maior inspiração. O processo desde a criação até a publicação levou alguns meses, mas ele afirma que no final valeu a pena o resultado. “O processo de criação foi um pouco demorado. Comecei em janeiro e fui lançar ele só em novembro. Depois de escrever, fiz o esboço das ilustrações que gostaria e mandei para o ilustrador indicado pela editora Becalete. Ficou como imaginei”, afirma ele.

Luciane fala da dificuldade em publicar o livro sem patrocínio, mas garante que a recompensa em ver o filho feliz é o que fez valer a caminhada. “Uma amiga nossa havia publicado um livro há pouco tempo e nos indicou a editora. Posso dizer que não foi fácil, pois não tivemos nenhum patrocínio, arcamos com todas as despesas, mas ver o sonho dele realizado e o sorriso em seu rosto é gratificante”, diz.

 
Importância da leitura

Mais que ampliar o vocabulário, a leitura estimula a criatividade, concentração, fala e leva a criança a mergulhar no mundo da imaginação. Para Luciane, vai muito além de incentivar os filhos a ler, é apoiar os sonhos, realizá-los e estar ao lado dando suporte sempre. “Incentivem a leitura das crianças, isso estimula a imaginação delas e, a partir daí, quando sai do papel, podemos nos deparar com muita ideia incrível. Quando ele finalizou o livro, nós decidimos tornar o sonho dele realidade, publicar o livro e isso não tem preço. Como mãe, eu acho fundamental o incentivo à leitura desde cedo. Aos pais eu falo para que incentivem os filhos, acreditem no potencial deles, sonhem os seus sonhos, pois só assim nós teremos um futuro melhor”, afirma.

  Noite de autógrafos

No dia 16 de novembro, na Câmara Municipal de Boituva, aconteceu a noite de autógrafos do lançamento da obra literária. Vinícius diz ter sido uma noite especial. “Fiquei nervoso na noite dos autógrafos, me senti um pouco inseguro, mas deu muito certo, me senti realizado vendo minha familia e amigos do meu lado. Para esse ano, pretendo escrever mais livros. Esse primeiro foi sobre a fazenda e agora estou escrevendo sobre uma viagem em família. Aguardem novidades”, garante ele.

  Agradecimentos

“Agradecer a Deus porque sem ele nada aconteceria, meu pai que correu atrás da editora, minha mãe, minha irmã Julia por sempre estar ao meu lado, meus amigos e à Revista Outdoor pela matéria. Fica aqui o meu muito obrigado”, conclui Vínicius.

Contato para compra do livro: (15) 998114285 (Miguel)