Vanessa Vichi
Cebola roxa contém antocianina, um tipo de flavonoide que funciona como antioxidante no organismo, combatendo os radicais livres e reforçando os mecanismos de defesa do nosso organismo. Além disso, é uma grande aliada no combate às doenças cardiovasculares, já que dificulta o acúmulo de gorduras. É rica em alicina, substância que possui propriedades anticancerígenas, antibacterianas, antimicrobianas e anti-inflamatórias.
Como escolher e conservar a cebola
É importante observar o bulbo: opte por cebolas firmes, inteiras e com as cascas secas e brilhantes. Em relação à conservação, o alimento inteiro pode ficar sem refrigeração por algumas semanas. Já se for picada ou ralada, ela precisa ser mantida em recipiente de vidro e protegida com filme plástico na geladeira e ser consumida em um dia.
A cebola pode ser consumida crua ou cozida e está presente em várias preparações, como: pães, risotos, sopas, quiches, tortas, omeletes e patês. Inclua nas saladas ou use juntamente com o alho no preparo do arroz, feijão, carnes, peixes e legumes. É importante que parte dessa quantidade seja consumida crua, pois preserva melhor os nutrientes.
Muffin de cebola
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de arroz ou farinha de aveia;
3 ovos;
1 de xícara (chá) de leite vegetal ou semidesnatado;
1 colher (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
1 colher (chá) de linhaça;
Sal e orégano à gosto;
1 cebola roxa picada;
1 xícara (chá) de queijo branco.
Bata no liquidificador os ovos, o azeite, o leite, o queijo e os temperos. Em um recipiente separado, misture a farinha, o fermento, a linhaça e a cebola roxa picada.
Misture os ingredientes secos aos úmidos e coloque a mistura em forminhas de silicone individuais.
Preaqueça o forno a 180ºC e leve para assar por 25 minutos. Para decorar, adicione um pouquinho de queijo por cima da massa e deixe no forno por mais 5 minutos ou até dourar.