Considerada uma das maiores compositoras da música sertaneja, artista segue em gravação do projeto “Elementos”, seu novo DVD

Juliana Moreno

Não é à toa que Paula Mattos possui o título de uma das maiores compositoras da música sertaneja: na bagagem já são mais de mil composições. Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ela começou a compor aos 12 anos e, aos 15, já cantava em bares de sua cidade natal. Sua carreira de fato foi lançada em 2016, com o álbum “Acústico”, que contou com participações de peso, como Thaeme e Thiago, Munhoz e Mariano e Zé Felipe. De lá pra cá, Paula coleciona sucessos e já rodou o País levando sua música para multidões.

Hoje com três álbuns, dois DVDs, dez singles, mais de 538 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube e 34 milhões de streamings nas plataformas de áudio, ela se prepara para lançar um novo trabalho, atualmente em fase de produção. Em entrevista ela falou sobre o novo projeto e também sobre detalhes de sua trajetória na música.

  Processo criativo e composições

Como compositora, a artista já teve sucessos interpretados por grandes nomes, como Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Henrique & Juliano, Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Matheus & Kauan, entre outros, que vão desde o sertanejo até o pop. “Meu sentimento é de gratidão. Fico muito feliz em ver minhas músicas na voz de outros artistas, fazendo parte da vida de milhares de pessoas”, diz ela. Paula também afirma que seu processo criativo para compor acontece em todos os lugares. “No avião, no banheiro, em casa. Tenho que estar sempre com o celular na mão para não perder uma ideia. Faço músicas sobre momentos da minha vida e também baseadas no cotidiano das pessoas, para que elas possam ouvir e se identificar com a história”, explica.

  Momentos marcantes

Apesar de cantar e compor desde muito nova, Paula relembra que lançou sua carreira apenas em 2016. “Acredito que todo artista tem que se preparar e esperar o momento certo para se lançar, não fazer de qualquer jeito ou ter pressa. Quando o artista é também compositor, é um bônus a mais, porque ele sabe exatamente o que quer e até que ponto ele pode ousar, sem exagerar e sem fugir da sua essência”, afirma ela. E nessa trajetória, o que não falta são memórias de momentos importantes. Paula conta que a gravação do seu primeiro DVD a marcou bastante e também destaca outros. “Quando gravei o ‘Música Boa’ com a Anitta e depois com a Iza, pois foi uma realização estar ao lado dessas duas grandes artistas que são referências na nossa música brasileira. E também quando gravei o programa da Xuxa e conheci a Paula Fernandes que estava lá também. Eu estava muito nervosa nesse dia, porque estava ao lado da ‘rainha dos baixinhos’, que tem uma energia surreal e uma luz linda, e também ao lado de uma artista maravilhosa que eu sempre fui fã”, conta Paula.

  “Aleatórias”

Antes de dar início às gravações do DVD “Elementos”, a cantora lançou o projeto “Aleatórias”, que foi dividido em duas partes. Trata-se de dois EPs autorais que reúnem algumas canções autorais e inéditas da cantora, que contou como foi o processo de escolha do repertório. “Eu trabalho muito pra isso, para trazer algo novo para os meus fãs. Sempre estou em movimento buscando projetos e músicas diferentes. A escolha das músicas para o ‘Aleatórias’, tanto o primeiro, quanto o segundo que lançamos em fevereiro, foi muito tranquila. Escolhi músicas que eu gosto de cantar, com as quais me identifico e que senti que o público iria se identificar também”, conta ela.

  DVD “Elementos”

Para finalizar, Paula deu mais alguns detalhes sobre o projeto em andamento, o DVD “Elementos”, que está sendo gravado em quatro partes. “O elemento Fogo e Terra já foram gravados com participações mais que especiais. Agora falta gravar o elemento Ar e por último o elemento Água. Estamos fazendo tudo com muita calma e tendo cuidado em cada detalhe. É um projeto muito importante pra mim, tem que fazer sentido as músicas de cada elemento, para que tudo se converse de uma maneira que as pessoas possam sentir toda essa força e conexão. Tem mais coisa boa vindo por aí, mas por enquanto é segredo”, finaliza a cantora.