Mulheres 50+
Autoestima e autoconhecimento
A busca por autoconhecimento faz uma diferença incrível na vida de todos nós, mas para as mulheres 50+ é fundamental, pois representa um determinante para o fortalecimento da autoestima.
A autoestima ou valor dado a cada pessoa por si mesma é uma base forte para o bem-estar. Aquela frase clássica que alguém disse uma vez, mais do que nunca faz sentido: “o mundo trata bem, quem se trata bem.” Mas eu acrescento que o mundo vai nos tratar bem quando nos conhecermos e tivermos a certeza do nosso valor.
Precisamos ter a consciência de quem somos para que possamos nutrir bons sentimos por nós mesmas e a partir daí desenvolvermos nossa autoestima. Quem sabe quem é também sabe escolher o que é melhor pra si e diz “não” para tudo que não faz bem para sua vida, não é mesmo? Vale lembrar que quando nós dissemos “sim” querendo dizer “não”, nossa alma se encolhe, morre um pouco da gente naquele instante. É impossível ser feliz aceitando o que não queremos aceitar, “engolindo sapos” o tempo todo e “deixando a vida nos levar”. Precisamos refletir, começar a mudar o jogo, e a boa notícia é que sempre há tempo de “virar a chave” e iniciar uma nova jornada.
O primeiro passo para nos sentirmos merecedoras de paz e felicidade é nos conhecermos e reconhecermos que temos pontos fortes e fracos, que somos humanas e que corrigir a rota da nossa vida é importante. Mulheres 50+ merecem ser felizes e ter qualidade de vida.
Comece com a autoaceitação, tenha uma postura positiva com relação a si mesma como pessoa. Isso inclui elementos como estar satisfeita e de acordo consigo mesma, respeito a si própria e se sentir em casa no próprio corpo. E se para isso você escolher procedimentos estéticos ou comprar looks novos, siga sem culpa. Pense em você! É claro que a autoaceitação não é somente “externa”, por isso se você achar que precisa, busque um profissional especializado para conversar. Existem inúmeros psicólogos, psicoterapeutas e uma gama de terapias alternativas para você fazer um realinhamento com você mesma e se fortalecer.
Uma mulher 50+ com autoconfiança possui uma postura positiva com relação às próprias capacidades, sabe que consegue o que quer, suporta dificuldades e supera desafios. Quem busca o autoconhecimento possui abertura mental para as novas experiências, é capaz de lidar com situações difíceis e ter reações flexíveis diante da vida. Eu sempre digo que nós precisamos estar atentas às nossas emoções, buscar entender nossos sentimentos, sensações e necessidades. Mas principalmente nos relacionarmos de forma respeitosa e amorosa conosco!
Você já prestou atenção ao seu diálogo interior? Já ouviu o que diz para você mesma? Já analisou quais as palavras que chegam em sua mente? Isso é importante!
Cuide de si mesma e diga coisas boas pra você, pois as palavras possuem muito poder e vão ajudar a reestruturar e elevar a autoestima. Quem não consegue se aceitar, se acolher e se amar, como vai conseguir aceitar os outros, acolher quem precisa e amar de verdade? Uma mulher que possui uma alta autoestima costuma ser mais forte (do que as que não cuidam de si mesmas) e resistem a situações adversas por acreditarem em seu próprio potencial.
Quer desenvolver uma autoestima positiva? Comece eliminando a culpa e pare de olhar para o passado. Você fez o que fez com a consciência que tinha naquela época e fim de papo. Deixe o passado para trás e siga em frente fazendo o que precisa ser feito a partir de agora. Comece se dando uma segunda chance e ame-se com todas as suas forças, pois no final de tudo será você com você mesma!