Fenômeno do “agronejo”, cantora é destaque na mídia e nos topos das plataformas de streaming

 

Juliana Moreno

 

 

Mesmo quem não curte muito música sertaneja, terá que admitir que, pelo menos uma vez, já ouviu algum trecho das músicas de Ana Castela por aí. Isso porque, a cantora de apenas 19 anos, simplesmente está no topo das paradas. A ‘boiadeira’, como ficou carinhosamente conhecida pelos fãs, vem despontando com músicas que misturam sertanejo a ritmos eletrônicos.

 

E quem vê o sucesso meteórico de Ana Castela, talvez nem imagine que a música sequer estava nos seus planos. Ela afirma que nunca pensou em cantar profissionalmente e que a música simplesmente aconteceu na sua vida. E é tudo muito recente! Em 2020, ela, que é natural de Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul, se mudou para Campo Mourão, no Paraná, para terminar os estudos. Entretanto, por conta da pandemia, ela foi passar um tempo na fazendo do avô paterno, no Paraguai, com uma turma de amigos. Em uma brincadeira, Ana resolveu gravar um vídeo cantando a música “Vaqueiro Apaixonado”, do cantor Loubet. A gravação fez tanto sucesso que ela saltou de 6 mil para 2.1 milhões de seguidores no Instagram em tempo recorde. Depois disso, ela foi chamada para gravar “Boiadeira”, música a qual lhe redeu seu apelido. De lá pra cá, o sucesso só aumenta.

  Estilo único

Como compositora, a artista já teve sucessos interpretados por grandes nomes, como Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Henrique & Juliano, Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Matheus & Kauan, entre outros, que vão desde o sertanejo até o pop. “Meu sentimento é de gratidão. Fico muito feliz em ver minhas músicas na voz de outros artistas, fazendo parte da vida de milhares de pessoas”, diz ela. Paula também afirma que seu processo criativo para compor acontece em todos os lugares. “No avião, no banheiro, em casa. Tenho que estar sempre com o celular na mão para não perder uma ideia. Faço músicas sobre momentos da minha vida e também baseadas no cotidiano das pessoas, para que elas possam ouvir e se identificar com a história”, explica.

  Parcerias e prêmios

No ano passado, além de “Pipoco”, hit que permaneceu por praticamente três meses no primeiro lugar do Spotify, a cantora lançou outras músicas com parcerias de peso. Cantou com César Menotti e Fabiano, Israel e Rodolfo, Zé Felipe e Luan Pereira, Us Agroboy, Naiara Azevedo, Guilherme e Benuto, Adriano Rhod, Belle Kaffer, Charles New, entre outros. Ainda em 2022, foi vencedora de duas grandes premiações: Prêmio Multishow na categoria “Revelação do Ano” e TikTok Awards na categoria “Não nasci, estreei”. E mais: Ana Castela foi um dos nomes eleitos como personalidade Under 30 na Forbes Brasil, lista super concorrida por jovens talentos de diversas áreas. Sim, a ‘boiadeira’ está com tudo!

 

  “Boiadeira Internacional”

Em maio deste ano, além de fazer a estreia em solos internacionais com uma turnê por Portugal, a cantora gravou o primeiro DVD da carreira. O evento, que contou com a presença de 70 mil pessoas em Santa Terezinha do Itaipu/PR, teve participações de Matheus & Kauan, Simone Mendes, Alok, Hungria, Gustavo Mioto e Luan Pereira. “Nos últimos anos muitas coisas aconteceram, conheci pessoas que sou muito fã, viajei para fora pela primeira vez, fiz minha primeira turnê internacional, mas com toda certeza o DVD foi um marco para a minha carreira”, diz ela sobre o momento mais marcante até agora. E complementou. “O DVD é um projeto lindo e que eu tenho muito carinho e orgulho; foram meses estruturando e pensando em cada detalhe. As participações foram escolhas minhas diante de cada música e do quanto admiro cada pessoa convidada. Tem composições minhas também, coisa que me deixou muito feliz”, conta ela. O primeiro single, “Solteiro Forçado”, será lançado no dia 07 de julho e tem gerado bastante expectativa nas redes sociais.

  Parceria com Chitãozinho e Xororó

Outro grande momento da carreira de Ana Castela foi gravar o tema da novela “Terra e Paixão”, que estreou em maio na TV Globo, ao lado de ninguém menos que Chitãozinho e Xororó. A canção “Sinônimos” é tema de abertura da trama, ambientada em uma cidade fictícia do Mato Grosso do Sul, que gira em torno do agronegócio. “Isso era um sonho para mim e eu achava que estava muito distante. Eles são fenômenos e eu fiquei muito agradecida em ter a oportunidade de dividir o palco e também uma canção que é um marco para a música. Confesso que ainda me causa um frio na barriga quando escuto minha voz na trilha sonora da novela. Foi um momento único e não vou me esquecer jamais”, comenta ela.

  Rodeio Itu Festival

Ana Castela será uma das atrações do Rodeio Itu Festival, que acontece em setembro. Ela irá subir ao palco já na abertura do evento, dia 02. Na mesma noite também haverá shows do cantor Gustavo Mioto, atual namorado de Ana, e Dennis. “Galera de Itu, estou ansiosa para encontrar todos vocês e fazermos um baita show. Nos vemos em breve, espero todos vocês no rodeio”, finalizou ela.