A carreira, o desenvolvimento pessoal e o sucesso profissional são áreas da vida que exigem planejamento e atitude. Afinal de contas, de nada adianta escrever páginas e páginas e não colocar nada em prática. Na hora de começar a estabelecer seu plano para 2023, é fundamental autoconhecimento para compreender quais são os seus verdadeiros interesses, suas habilidades, seus pontos fortes e seus pontos a melhorar. É preciso entender também os movimentos do mercado em que atua, assim como as tendências que estão moldando o futuro.
Quando minhas clientes me perguntam quais são os passos principais para criar um planejamento de metas, eu sempre respondo que o primeiro passo é “não tenha medo de errar”. Sabe por quê? A resposta é bem simples: ninguém tem a fórmula, o que muitas vezes dá super certo para uma pessoa, já para outra pode não funcionar. Quem tem medo de errar não faz nada, pois o medo paralisa e não te deixa sair do lugar. Portanto, minha recomendação é ousar com a consciência de que todos nós somos capazes de realizarmos nossos sonhos.
Ela Sonha, Ela Realiza
A minha consultoria individual no “Ela Sonha, Ela Realiza” é um programa completo de atendimento e acompanhamento personalizado para você atingir suas metas em 2023, tanto na vida pessoal, quanto na esfera profissional. Durante as sessões que planejarei para você, vou te ajudar a entender os padrões de comportamentos que estão impedindo que alcance seus objetivos e despertar foco e motivação para que seus sonhos virem realidade.
Outro ponto muito importante na hora de planejar o novo ano é dedicar um tempo para pensar e “descrever em detalhes qual é a sua meta”, ou seja, estabeleça exatamente o que você quer atingir, prazos, valores e tudo mais. Entenda que quanto mais detalhadamente você descrever a sua meta, melhor será para conseguir alcançá-la, pois saberá exatamente aonde você quer chegar. Como disse Lewis Carroll em seu livro Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.
Outra dica que gosto de compartilhar com minhas clientes é “divida grandes metas em pequenas metas” e veja que ficará bem mais fácil. Imagine uma escada e lá no topo estará seu grande objetivo, ou seja, sua meta com todos aqueles detalhes que você descreveu. Fixe essa escada na cabeça e imagine que cada degrau para chegar lá deve ser um plano de ação com o que você precisa fazer para alcançar o topo. Pegou a visão?
É minha reponsabilidade aqui fazer um alerta para que você compreenda que quando escolhemos uma meta, teremos que abrir mão de várias outras coisas para poder nos dedicar às tarefas que nos ajudarão a chegar onde queremos. A vida é feita de escolhas, não é mesmo? Sêneca, filósofo romano, disse uma vez: “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.” Qual o destino da sua vida? Ou do seu negócio? Da sua carreira?
Então vamos lá: papel e caneta na mão (uma boa xícara de café) e comece a jogar as suas metas no papel e logo depois arregace as mangas e trabalhe para alcançá-las! Sim, você consegue! Um 2023 repletos de sonhos realizados!